COLORINDO O FUTURO: Design de embalagens para EcoLápis de Cor Faber-Castell

O projeto insere-se na linha básica “Brincar e Aprender” da Faber-Castel EcoLápis Cor. Trata-se de “embalagens-briquedo” que têm como objetivo contribuir para a educação ambiental das crianças.

Através da análise das necessidades do mercado, foram projetadas embalagens que aguçam os sentidos das crianças, permitindo a personalização através da troca de cores (amarelo, azul, laranja, verde e violeta). Quatro embalagens na forma de bichos do mar: Cavalo-Marinho (Bicolor), Estrela-do-Mar (Super Ponta), Peixe (Aquarelável) e Tartaruga-Marinha (Regular) contendo 12 EcoLápis cada , formam a linha Oceano Faber-Castell, com a pretensão de tornar-se referência e incentivar a fabricação com outros seres vivos para compor a linha das outras embalagens de EcoLápis (24, 36 e 48 unidades).

No total são 7 módulos que se encaixam uns nos outros. A base e a tampa possuem ornamentos em relevo que podem ser aplicados a qualquer superfície moldável (areia, argila, massinha de modelar). Os 5 módulos internos, também têm essa função, porém são vazados, o que permite aplicar a forma em relevo. A diferença é que eles são vazados. Portanto, eles podem ser usados separadamente, independente do estojo que os acompanha. Dentro, acopla-se um cilindro que contém os EcoLápis de Cor, podendo ser colocado ou retirado da embalagem a qualquer momento. Assim, a embalagem torna-se mais prática, tanto no manuseio quanto no transporte, já que a criança pode levar apenas o porta lápis para a escola.

Para decidir a altura de cada módulo e o diâmetro do cilindro, mediu-se o tamanho de um EcoLápis de Cor (176 mm). Logo, cada um dos 7 módulos deve abranger uma altura máxima de 30 mm, de modo que não haja desperdício de material. O diâmetro do cilindro foi determinado para empilhar os 12 EcoLápis de Cor, um ao lado do outro. O valor encontrado foi de 31 mm. Desse modo, ele foi feito com 33 mm de diâmetro, de forma que o lápis não fique solto e nem muito próximos um dos outros (o que poderia quebrar a embalagem), mais uma vez pensando na economia de material.

Foram realizados estudos gráficos do tubo que comporta os lápis e dos módulos para iniciar a produção do primeiro protótipo.

O material em plástico transparente foi indicado para facilitar a visualização do tubo e dos EcoLápis de Cor nos pontos de vendas. Os ornamentos em relevo, tal como os objetos em si, permitem que as formas sejam reproduzidas em superfícies moldáveis, tais como areia ou argila, o que confere a essa embalagem a característica de brinquedo.

Cada embalagem acompanha um encarte correspondente ao animal marinho da embalagem, com dicas de ecologia para a criança se envolver desde cedo com a questão ecológica e aprender um pouco mais daqueles seres.

A cor vermelha na parte superior e na parte inferior mantém a identidade da Faber-Castell neste segmento. Processo de produção industrial: moldagem por injeção. Material: plástico polipropileno, que possui excelente resistência química, é leve, reciclável e que já vem com a cor natural pigmentada, tornando  improvável a remoção da pintura.

CRÉDITOS:
Projeto (pesquisa, concepção, conceito e illustrações): Marcelo Bruzzi

Orientação: Fernanda Sayegh

3D: Sleeve (primeira imagem), embalagens sem o sleeve (plástico) e com a marca aplicada, cavalo-marinho desmontado, cilindros para os EcoLápis de Cor (com a marca): Carlos Henrique Ribeiro. Demais imagens: Saulo Policarpo.

  • Share:

  • Universidade FUMEC: TCC - Graduação em Design Gráfico
  • Local: Belo Horizonte - MG (Brasil)
  • Início do Projeto: julho 2009
  • Término do Projeto: dezembro 2009
Coleção Oceano - Complete a sua!

Embalagens sem o plástico de revestimento

São 4 lindos produtos para você escolher! Cada módulo, tem a aplicação da marca Faber-Castell de modo que esta seja sempre divulgada. Abaixo, as embalagens “desmontadas”, demonstrando melhor o funcionamento das mesmas.

7 Peças para brincar!

5 Combinações de Cores

As cores básicas: vermelho, azul, verde, amarelo, laranja e violeta auxiliam no desenvolvimento infantil.

Leve onde quiser!

Porta EcoLápis de Cor

Este tubo em formato cilíndrico é acoplado na base e no topo da embalagem, podendo ser facilmente removido com uma leve torsão.

Monte e desmonte!

Módulos encaixáveis

As crianças podem inverter as cores e personalizar a embalagem como quiser. Módulos vazados são ótimos para criar formas. Use os ornamentos em relevo da tampa para fazer o relevo baixo na forma criada.

Estudos gráficos

Sistema de Encaixe do Porta EcoLápis de Cor

O porta EcoLápis é acoplado na base e no topo da embalagem, podendo ser facilmente removido com uma leve torsão (trava e destrava).

Protótipo físico

Confecção da embalagem

Protótipo real desenvolvido para demonstrar o funcionamento de uma das embalagens, tal como o porta lápis.

Ponto de venda

Painel luminoso

Painel luminoso a ser inserido no ponto de venda (PDV), a fim de destacar a Coleção Oceano e atrair a atenção das pessoas.

Plástico (sleeve) aberto e planificado: Bicolor, Super Ponta, Aquarelável e Regular, respectivamente.

Encartes (dobráveis) que acompanham cada produto. Dicas de ecologia e desenhos para colorir utilizando o EcoLápis de Cor.

Vista superior, desenhos em 2D.

  • Share: